» O que visitar
Vila do Conde é uma linda cidade, sede de concelho, situada na margem do Rio Ave, bem próxima do mar, com uma marina e um porto de pesca e é, cada vez mais, um importante centro turístico.
Convidamos-vos a conhecer a história que Vila do Conde tem para revelar, assim como o seu magnífico património.
As origens desta localidade são muito antigas, tendo existido um castro Celta no século VIII a.C., no monte sobranceiro ao Rio Ave. A partir do século III a.C. é ocupada por Romanos que escolhem deslocar a população para terras baixas, em volta do monte. Vila do Conde foi também povoada por Suevos, entre os séculos V e VI.
Aqueduto Santa Clara
Trata-se de um aqueduto em estilo românico ,inicialmente possuía 999 arcos, alguns dos quais, nos dias de hoje, se encontram destruídos.O Aqueduto de Santa Clara, em Vila do Conde,está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e foi considerado o quarto aqueduto mais belo do mundo, pela National Geographic espanhola.
Casa Museu José Régio
José Régio nasceu na casa a norte, mas foi neste imóvel que viveu e veio a falecer a 22/12/69. Após a morte do poeta, o imóvel foi adquirido pela Câmara Municipal, requalificado como espaço museológico, e aberta ao público em 17 de setembro de 1975.Do museu fazem parte um conjunto de peças de mobiliário, arte sacra, louças e quadros que o escritor, reuniu ao longo da vida, bem como manuscritos do poeta.
Museu das Rendas de Bilros
O Museu das rendas é um dos ex-libris da cidade encontra-se instalado na Casa do Vinhal, situada na Rua de São Bento, na zona histórica da cidade. A presença das rendilheiras que, num recanto cheio de luz, mostram aos visitantes a arte de bem dedilhar os bilros. No piso superior existe uma Escola de Rendas.
Alfândega Régia e Nau Quinhentista
A Alfandega Régia é um museu de Construção Naval que fica situado na rua Cais da Alfândega, no coração da zona ribeirinha de Vila do Conde.
A exposição permanente adota três vertentes que traduzem a função do museu: a navegação portuguesa, nomeadamente aquela que tem origem ou destino em Vila do Conde, a história da Alfândega Régia, que consiste no seu funcionamento, oficiais e produtos desalfandegados e por fim a história da construção naval tipos de barcos construídos em Vila do Conde e respetivas técnicas e processos construtivos utilizados na construção naval em madeira.
A Nau Quinhentista é uma réplica de uma embarcação portuguesa que foi projetada pelo Almirante Rogério d’Oliveira e construída nos estaleiros Samuel & Filhos.
No seu interior pode-se testemunhar várias reproduções da vida a bordo daquele tempo, tais como os aposentos dos tripulantes, locais e formas de armazenamento de mercadorias, disposição de material cartográfico e instrumentos de ajuda à navegação, peças de artilharia, lastro, entre outros, de forma a representar a complexidade enfrentada pelos navegantes nas suas viagens em alto mar.
Igreja de Santa Clara e Mosteiro de Santa Clara
A Igreja do Convento de Santa Clara é um templo de origem gótica cuja construção remonta à primeira metade do século XV. O seu interior foi revestido a talha dourada na primeira metade do século XVIII e o seu belo portal renascentista é uma das várias alterações feitas ao edifício na época moderna.
Destaca-se ainda a bela rosácea voltada a poente, as ameias (meramente decorativas) e os túmulos: dos fundadores, de D. Brites Pereira de Alvim, filha do Santo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, e do conde de Cantanhede e sua mulher, respetivamente D. Fernando de Meneses e D. Brites de Andrade. O Mosteiro de Santa Clara está localizado em uma pequena colina, perto da cidade de Vila do Conde, com excelentes vistas sobre a cidade. Este magnifico mosteiro foi construído em 1319 e está associado ao nascimento da cidade.
Para mais informações acerca da cidade de Vila do Conde, por favor, não hesite em entrar em contacto.
Estaremos ao dispor para esclarecer qualquer dúvida e/ ou fornecer alguma informação.