| 14.maio.2021 | 14h45 – 17h00 | sessão online com transmissão em direto facebook.com/juntadefreguesiadeviladoconde

A Junta de Freguesia de Vila do Conde tem dinamizado junto da população diversas iniciativas no âmbito da Educação para a Saúde e Cidadania, entre as quais destacamos o Projeto Conversas com Saúde. Ambicionamos uma população ativa e dinâmica no processo de procura da sua saúde e bem-estar, usufruindo para o efeito dos recursos essenciais à sua capacitação e à promoção de hábitos de vida continuamente saudáveis. Neste âmbito, temos vindo a dinamizar encontros com a população onde se abordam temáticas atuais intimamente ligadas à área da saúde e bem-estar.

A próxima edição será dedicada à temática “A pandemia e o impacto na saúde mental e bem-estar”, contará com os contributos de ilustres oradores e a presença online de distintos representantes do ACES Grande Porto IV – Póvoa de Varzim / Vila do Conde, do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde, da Ordem dos Enfermeiros e da Ordem dos Psicólogos.

CONVERSAS COM SAÚDE: “A pandemia e o impacto na saúde mental e bem-estar”

Entendendo que o equilíbrio emocional da comunidade e a prevenção das doenças mentais / psicológicas deverão constituir prioridades de saúde pública, agora e após a pandemia, e antecipando que o custo futuro poderá assumir proporções significativas se não se adotar uma atitude mais proativa a endereçar a este problema, com este diálogo ambicionamos, junto da comunidade, refletir sobre:

• como este último ano, marcado pela pandemia, foi impactante na vida das pessoas, nas vivências da comunidade e os seus efeitos no futuro;
  • os efeitos da pandemia do ponto de vista da saúde mental /psicológica e do bem-estar da população em geral;
  • a capacidade de resiliência e estratégias para cuidar e promover a saúde, o bem-estar e o equilíbrio emocional;
  • a importância do investimento no autoconhecimento e de se intervir atempadamente no tratamento da(s) doença(s) mental(ais);
  • quais os recursos disponíveis para quem necessita de ajuda;
  • a troca de experiências e de boas práticas em matéria de promoção da saúde mental /psicológica;
  • o papel das autarquias na prevenção e na promoção da saúde mental e psicológica da comunidade;

e, através, deste encontro, contribuir para uma maior consciencialização pública de que “não há saúde sem saúde mental”, proporcionando a partilha de estudos, investigações, experiências, difundindo informações e conhecimentos junto da comunidade.

O evento será realizado online, no dia 14 de maio, com  transmissão em direto, aberto ao público, no Facebook desta Junta de Freguesia.

Os interessados poderão previamente endereçar questões aos oradores para o endereço eletrónico  info@jf-viladoconde.pt e ver respondidas as dúvidas no decorrer da sessão.

A Junta de Freguesia de Vila do Conde desafia a comunidade a não perder esta oportunidade, convidando os cidadãos a assistir em direto a estas Conversas com Saúde no próximo dia 14 de maio (sexta-feira) via facebook.com/juntadefreguesiadeviladoconde