Considerando que o combate às notícias falsas, ao designado fenómeno das Fake News, é uma questão democrática, e na defesa do combate à desinformação, a Junta de Freguesia de Vila do Conde, recorrendo aos mesmos veículos, vem clarificar que não existe no presente, nem existiu no passado recente, qualquer alteração à designação do Ringue Polivalente localizado nas Caxinas, um facto facilmente certificado pelos residentes nas proximidades desta infraestrutura, pelos seus utilizadores, pelos colaboradores que exercem (ou exerceram) funções no Ringue, pelos anteriores Presidentes da Junta de Freguesia, pelo Google Maps, por qualquer outro cidadão que por lá passou ocasionalmente ou regularmente, entre outras fontes.

Mais salientamos que, como tem sido atributo do Executivo em funções nesta Junta de Freguesia, existe uma total disponibilidade para o diálogo e para o encontro de soluções adequadas às situações latentes e/ou expressas pela comunidade, sendo a nossa missão e o nosso compromisso facilitar e melhorar a qualidade de vida na freguesia de Vila do Conde, sendo que é dada igual importância, tanto à palavra escrita como à palavra falada. Neste sentido, é nosso entendimento, e certamente comungada por outras pessoas, que, num estado democrático, existem canais e meios próprios, mais adequados, para expressar vontades e concretizar desejos, alternativos a atos de vandalismo do património, seja património classificado, património público e/ou património privado.

Reprovamos veemente qualquer conduta imprópria, como a de vandalismo ocorrida recentemente no Ringue Polivalente, localizado nas Caxinas, e certamente concordarão que não faz sentido que sejam as autarquias e os municípios a tolerar atos realizados por alguém que prevarica, delapidando património público, e, consequentemente, a pugnarem por mais dotação financeira para a regeneração de um património que é de todos. A mesma intolerância se aplicará a condutas inaceitáveis por quem causa danos em propriedades de particulares.

Pela defesa e proteção do património, somos ativos. Não procuramos silenciar opiniões, trabalhamos diariamente para encontrar soluções e estamos sempre dispostos e disponíveis para o diálogo.

O Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde,
Isaac Filipe Serrão Braga