Em consonância com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito da prevenção e controlo de infeção por novo Coronavírus (Covid-19), elaborado o Plano de Contingência, e em face do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19), a Junta de Freguesia de Vila do Conde decidiu adotar, para além das já anunciadas, as seguintes MEDIDAS PREVENTIVAS adicionais:

✔️Suspensão de todas as Atividades de Enriquecimento Curricular na Educação Pré-Escolar no âmbito dos projetos de educação musical, de expressão física e motora, dinamizados por esta Junta de Freguesia nos estabelecimentos de educação e de ensino da freguesia;

✔️Encerrar temporariamente o Ringue Polivalente, localizado nas Caxinas, gerido pela Junta de Freguesia, sendo cancelados todos os eventos (incluindo utilização para treinos) com a participação de entidades externas ao universo da Junta de Freguesia;

A Junta de Freguesia de Vila do Conde, manterá, neste momento,as suas atividades regulares nos serviços de atendimento aos cidadãos no Edifício Sede e na Delegação de Caxinas e Poça da Barca, privilegiando-se, sempre que possível, os contactos telefónicos (n.º verde 800 910 894), por Chat disponível no portal da Junta em http://www.jf-viladoconde.pt ou por correio eletrónico (geral@jf-viladoconde.pt).

Todas as medidas agora adotadas entram em vigor a partir do dia 13 de março de 2020, sendo que as medidas (adotadas e a adotar) estão sujeitas a uma (re)avaliação permanente.

Relembramos que o Covid-19 pode transmitir-se de pessoa a pessoa, através das gotículas respiratórias, quando a pessoa infetada tosse, espirra ou fala, ou através do contacto das mãos com uma superfície ou objeto infetado.

O trabalhador ou o cidadão que apresente sinais ou sintomas (infeção respiratória aguda, acompanhada de febre ou tosse, dores musculares, dores corporais, dores de garganta ou dificuldade respiratória) deve procurar de imediato isolar-se e contactar as entidades responsáveis, devendo ligar para o SNS-24, através do número 808242424.

De modo a reduzir a exposição e propagação da doença, siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde: não esquecer as medidas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar; evitar o contacto próximo com doentes com infeções respiratórias; lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes; tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos, e deitar o lenço de papel no lixo); lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.

A prevenção impera para a salvaguarda da saúde e segurança dos cidadãos!