2 Março — das 10h00 às 12h30
Salão nobre da junta de freguesia
A LIPOR em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Junta de Freguesia de Vila do Conde irá realizar uma sessão de formação em compostagem caseira, no âmbito do projeto “Terra à Terra”.
A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica como folhas, papel e restos de comida e de jardim, num material semelhante ao solo, a que se chama «composto». O composto atua como adubo orgânico, melhora a estrutura do solo e a resistência das plantas, tendo uma ação positiva na qualidade dos vegetais. Além destas vantagens, a compostagem é ainda um modo de combater o desperdício alimentar e o processamento de resíduos, evitando-se a recolha e o tratamento centralizado desta fração de resíduos, reduzindo-se assim os impactes ambientais e económicos associados ao processo e melhorando a qualidade de vida da população.
Esta iniciativa é gratuita mas sujeita a aceitação das condições de participação e inscrição prévia, mediante o preenchimento de formulário próprio (disponível na Junta de Freguesia) e irá realizar-se no próximo dia 02 de Março (sábado) das 10:00 às 12:30 horas no Salão Nobre da Junta de Freguesia.
Aos participantes que possuam um espaço verde, que se comprometam a fazer compostagem e permitam visitas de acompanhamento por técnicos da LIPOR será oferecido um compostor. Este é o equipamento onde se depositam os resíduos orgânicos e onde decorrerá todo o processo de transformação da matéria orgânica em composto.
Aprender a fazer compostagem, as vantagens deste processo, os resíduos a utilizar e a criação do adubo natural, são os conteúdos desta formação.
Cada vez mais são os cidadãos que optam por estilos de vida saudáveis e de respeito pela Natureza. Aprender a alimentar a terra com o que ela nos oferece é o objetivo desta iniciativa.
Participe!