CENSOS 2021: XVI Recenseamento da População e o VI Recenseamento da Habitação

Ao longo de mais de 150 anos os Censos têm colocado à disposição da sociedade o maior retrato estatístico de Portugal.

Esta mega-operação tem como objetivo “contar” todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional e todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.

Os organismos públicos, as entidades privadas e os cidadãos em geral, reconhecem a utilidade da informação censitária, enquanto fator essencial para a planificação de serviços ou para a definição de políticas em áreas como a educação, a saúde, a habitação e o emprego.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) é o organismo encarregado da preparação e realização dos Censos 2021, bem como da divulgação dos dados recolhidos.

Dada a complexidade da operação estatística “Censos 2021”, o INE conta com a colaboração dos municípios e das juntas de freguesia que asseguram a execução das operações dos Censos 2021 nas suas respetivas áreas.

A realização dos Censos 2021 ocorrerá com a garantia de qualidade e segurança para a participação de toda a população.

A partir de 5 de abril serão distribuídas as cartas do Instituto Nacional de Estatística (INE), que serão entregues pelos recenseadores do INE em cada alojamento, com os códigos necessários para responder aos Censos 2021. Esteja atento/a à sua caixa de correio.

Os recenseadores, devidamente identificados e do conhecimento da Junta de Freguesia de Vila do Conde, irão percorrer os arruamentos da cidade e estarão sempre disponíveis para prestar esclarecimentos e ajudar no preenchimento.

A resposta aos Censos deve ser dada com a maior brevidade possível a partir do dia 19 de abril, de preferência     até ao dia 3 de maio de 2021.

A resposta é obrigatória e o INE garante a segurança e a confidencialidade da informação recolhida (Lei 22/2008 de 13 de maio, Decreto-lei 136/2012 de 2 de julho e Decreto-lei 54/2019 de 18 abril).

A resposta aos questionários dos Censos 2021 deverá ser realizada pela Internet, em censos2021.ine.pt, pois é um processo fácil, rápido e seguro. É possível usar qualquer dispositivo com ligação à Internet: smartphone, tablet, PC.

Como responder pela Internet?

1. Tenha consigo a carta do INE e aceda a censos2021.ine.pt;
  2. Digite o Código e a Password indicados na carta do INE;
  3. Preencha os questionários e selecione “ENTREGAR”; o sistema irá devolver-lhe uma mensagem comprovando a entrega.

Se não tiver condições para responder pela internet poderá:
– Dirigir-se à sua Junta de Freguesia (leve a carta do INE)
– Solicitar o apoio de familiares ou amigos
– Telefonar para a linha de apoio: 21 054 20 21 (disponível a partir do dia 12 de abril)
– Aguardar pelo contacto do/a Recenseador/a (os contactos presenciais seguem o protocolo de saúde pública no âmbito da situação epidemiológica)

Para as situações em que a resposta pela Internet não for possível, estarão disponíveis outras vias de resposta, nomeadamente o recurso aos e-Balcões instalados nas delegações da Junta de Freguesia de Vila do Conde (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública); o autopreenchimento dos questionários em papel, seguindo todas as medidas de segurança previstas no Protocolo de Saúde Pública; ou a resposta por telefone, dirigida essencialmente a grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial.

Pode achar que é só mais um/a, mas menos um/a faz a diferença.
Sem si, não estão todos! E sem todos, não conta!

Contamos Todos, Contamos com Todos.

Colabore!