» O que visitar

Vila do Conde é uma linda cidade, sede de concelho, situada na margem do Rio Ave, bem próxima do mar, com uma marina e um porto de pesca e é, cada vez mais, um importante centro turístico.

Convidamos-vos a conhecer a história que Vila do Conde tem para revelar, assim como o seu magnífico património.

As origens desta localidade são muito antigas, tendo existido um castro Celta no século VIII a.C., no monte sobranceiro ao Rio Ave. A partir do século III a.C. é ocupada por Romanos que escolhem deslocar a população para terras baixas, em volta do monte. Vila do Conde foi também povoada por Suevos, entre os séculos V e VI.

Mosteiro da Ordem de Santa Clara

Já em inícios do século XIV é edificado o Mosteiro da Ordem de Santa Clara, que iniciou um franco desenvolvimento no estilo de vida da povoação e que este ano se assinalam os 700 anos da sua fundação.

O Mosteiro de Santa Clara foi um convento feminino, instituído em 1318 e extinto no século XIX. Do antigo conjunto, fundado por iniciativa de D. Afonso Sanches, filho bastardo de Dinis I de Portugal, e de sua esposa, D. Teresa Martins, resta apenas a igreja em estilo gótico e parte do edifício conventual, reedificado parcialmente no século XVIII.

Na igreja do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde encontram-se alguns túmulos: o de Beatriz de Portugal, filha do beato Nuno Álvares Pereira, o dos Condes de Cantanhede e os dos fundadores.

Após o decreto de extinção das ordens religiosas, em 1834, a vida no convento foi-se apagando lentamente, até chegar ao seu termo, em 1892, com a morte da última freira.

O Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde recebeu, em 1902, a Casa de Detenção e Correção do Porto, depois Reformatório de Vila do Conde e Escola Profissional de Santa Clara, e, mais recentemente, ficou conhecido por Centro Educativo de Santa Clara, estabelecimento de tutela de menores, que funcionou até 2007.

Séculos XV e XVI

Voltando à história, é durante os séculos XV e XVI que Vila do Conde vive o seu apogeu, com o desenvolvimento do comércio marítimo, trazendo transformações na localidade a nível estrutural, arquitetónico, social e humano.

Vila do Conde sempre teve uma forte ligação com o mar, que se firmou ainda mais com a construção do estaleiro naval na época dos Descobrimentos.

O património desta tranquila cidade é de uma importância e beleza única, como é possível comprovar no lindíssimo Mosteiro de Santa Clara com a sua Igreja e Casa Conventual que já referimos, mas também noutros locais como o majestoso Aqueduto de 999 arcos de inícios do século XVIII, a Igreja Matriz do século XVI, a Capela de Santa Catarina (século XV), as Igrejas de São Francisco e a da Misericórdia, as capelas de S. Roque e a de S. Bento, ou o Castelo de São João Baptista, também conhecido por Forte, localizado na bonita Foz do rio Ave, construído para proteger o porto e a entrada no rio e na cidade.

Terra de mar

Terra de estaleiros de construção naval e de pescadores, Vila do Conde possui um longo areal que se estende por cerca de 6 kms até à foz do Rio Ave. A zona balnear, designada Frente Urbana Norte, localizada no concelho de Vila do Conde, está integrada no tecido urbano da cidade – praia de tipo urbano de uso intensivo, de morfologia arenosa, que engloba 8 concessões de praia, onde se encontra a mais procurada pelos surfistas. Destacam-se ainda praias como a de Caxinas, utilizada também pelos pescadores.

Rendas de Bilros

Vila do Conde é conhecida pelas belíssimas rendas de bilros, fabricadas com muito saber e paciência pelas mulheres da região, numa tradição que remonta ao século XVI, e que está devidamente registada no interessante Museu das Rendas e preservada na Escola de Rendas.

Artesanato

O artesanato da região está fortemente representado na Feira Nacional que acontece anualmente entre Julho e Agosto e reúne inúmeros visitantes.

Para mais informações acerca da cidade de Vila do Conde, por favor, não hesite em entrar em contacto.
Estaremos ao dispor para esclarecer qualquer dúvida e/ ou fornecer alguma informação.

Newsletter da Junta

Registe-se na nossa newsletter e esteja a par de todas as novidades.

X